sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Ossos fracos? O que fazer...




A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição de massa óssea, com o desenvolvimento de ossos fracos, finos e de extrema sensibilidade, tornando-os mais sujeitos a fraturas. Confira, então, 10 coisas que você precisa saber sobre osteoporose:

1 - A osteoporose é uma doença silenciosa, isto é, raramente apresenta sintomas antes que aconteça sua consequência mais grave: uma fratura óssea. O ideal é que sejam feitos exames preventivos, para que ela seja diagnosticada a tempo de se evitar as fraturas.

2 - Os nossos ossos recebem forte influência do estrogênio, um hormônio feminino, mas que também está presente nos homens, só que em menor quantidade. Esta hormônio ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea. Por este motivo, as mulheres são as mais atingidas pela doença, uma vez que, na menopausa, os níveis de estrogênio caem bruscamente.

3 - Os ossos mais comumente atingidos pela osteoporose são os da coluna vertebral, fêmur, punho e braço. Destas, a fratura mais perigosa é a do colo do fêmur, já que 30% destes pacientes morrerão em 1 ano.

4 - Muita dor nas costas e diminuição de estatura podem representar fraturas vertebrais da osteoporose!

5 - O diagnóstico precoce da osteoporose é feito pela medida da Densitometria Óssea. Possuem maior risco para desenvolver osteoporose as mulheres, de raça branca, pequenas e magrinhas, que tiveram menopausa precoce e não fizeram reposição hormonal, fumantes, com história de fraturas na família, que utilizam corticoides por longo tempo e aquelas que já tiveram fraturas na idade adulta.

6 - A Densitometria Óssea está indicada para todas as mulheres ≥65 anos e homens ≥70 anos. Todas mulheres menopausadas e todos homens >50 anos com um dos fatores de risco descritos também devem realizar o exame.

7 - A prevenção da osteoporose deve se iniciar na infância, através de uma alimentação saudável, rica em alimentos contendo cálcio (especialmente laticínios, verduras escuras, gergelim e feijão branco). Além disto, deve-se proporcionar para a criança a possibilidade de atividades ao ar livre. Isto não somente vai estimular o exercício físico que fortalece o esqueleto em crescimento, mas também possibilitar a exposição ao sol para que ocorra a produção Vitamina D na pele.

8 - A Vitamina D é fundamental para nossa saúde, em especial para o fortalecimento ósseo. Como não está presente na maioria dos alimentos, temos que obtê-la através da exposição ao sol ou de suplementos vitamínicos.

9 - O risco de desenvolver a Osteoporose pode ser reduzido se algumas medidas forem seguidas ao longo da vida: alimentação rica em cálcio, prática de atividade física supervisionada, exposição solar adequada (10-15min antes das 10h ou após as 16h) com aporte adequado de Vitamina D.

10 - A boa notícia é que existem tratamentos eficazes, caso você já tenha a doença. Procure seu médico para conduzir seu tratamento de maneira adequada e tranquila.

(Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.)



____________________

Equipe Orthobone

*Todas as informações fornecidas têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário