terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Entorses de tornozelo...


O entorse de tornozelo é provocado por uma excessiva distensão das estruturas que garantem a estabilidade da articulação (ligamentos, capsula, etc.), ocasionada por movimentos bruscos ou traumatismos. O acompanhamento ortopédico é mandatório a fim de assegurar um diagnóstico correto e um tratamento adequado, direcionado para a lesão apresentada. O tempo de cicatrização varia muito conforme o grau do entorse (dias a meses).

COMO COLABORAR COM O SEU TRATAMENTO?

Na fase aguda, de acordo com a avaliação e orientação médica, é interessante seguir as seguintes recomendações:

1. Fique em repouso, faça movimentos apenas para as necessidades básicas diárias e evite caminhadas.

2. Mantenha o apoio adequado: eleve a perna afetada, colocando-a sobre um apoio (almofada ou travesseiro) quando sentado e sobre um ou dois travesseiros, quando deitado.

3. Use compressas de gelo: as compressas devem englobar a parte da frente e das laterais do tornozelo, tempo de 15 minutos por aplicação, pelo menos quatro vezes por dia. Deve-se envolver a bolsa de gelo com uma toalha para proteger a pele do frio excessivo.

Siga sempre a orientação de seu médico. De acordo com o caso, algumas medidas especiais podem ser necessárias:

- Órteses: a necessidade do uso de talas imobilizadoras (aircast, robofoot, etc) tem indicações precisas e será orientada pelo médico. Quando necessárias, deverão ser utilizadas continuamente, sendo retiradas apenas durante o banho, para dormir, e para a realização de compressas frias.

- Medicações: podem ser prescritos analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, que devem ser utilizados conforme a prescrição médica.

- Exames complementares: dependendo do tipo da lesão seu médico pode, após o exame físico local, solicitar uma radiografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

- Fisioterapia: indicada para proporcionar uma reabilitação adequada e um retorno mais precoce às atividades diárias.

Caso haja o aparecimento de vermelhidão, inchaço, dor que não cede com as medicações ou perda de sensibilidade do membro afetado, procurar o pronto-socorro para uma reavaliação.
 
______________________

Equipe Orthobone

*Todas as informações fornecidas têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário