quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Artigo Publicado



Primeiro Artigo Publicado referente ao meu ano em Chicago na Northwestern University.
Artigo Publicado na Revista Techniques in Foot and Ankle Surgery, edição de Setembro/2017, referente ao Pé Plano Adquirido do Adulto e Reconstrução dos Ligamentos Deltoide e Mola.

sábado, 2 de setembro de 2017

Alongamento Ósseo

A Clínica Orthobone conta com um Núcleo de Alongamento Ósseo e Fixadores Externos, chefiada pelo dr Maurício Póvoa Barbosa, com mais de 15 anos de experiência  nessa área. Realizamos Alongamentos Assistidos por Computador utilizando o Taylor Spatial Frame, Correção de Deformidades Ósseas, Alongamentos sobre Haste, Alongamentos com Haste ISKD e tratamentos de Fraturas Graves com Fixadores Externos. Cada caso exige uma indicação precisa. Não existe uma única fórmula ou método que possa ser usada em todos os pacientes.


Alongamento de 2,5 cm de Tibia e Fibula com Fixador LRS Orthofix sobre Haste
Alongamento de 5 cm e Correção de Valgismo do fêmur com uso de Fixador TSF - Smith Nephew com Auxílio do Computador para garantir uma qualidade e precisão de quase 100%
Alongamento de 3 cm do Fêmur com uso de Haste Inteligente ISKD Orthofix

Alongamento de 2 cm do 3o. Metatarso com uso de Mini Fixador Orthofix


domingo, 23 de julho de 2017

Pós Graduação em Pé e Tornozelo na Northwestern University

Dr Mauricio Povoa Barbosa


Minha Pós Graduação foi na Northwestern University em Chicago durante o ano de 2016/17. Fiz uma pesquisa no Laboratório de Biomecânica, onde utilizamos Navegador com leitor Infravermelho e Fluoroscopia. Toda a analise de dados agora está sendo feita pelo engenheiro do Laboratório, e em breve estaremos publicando os resultados. Além desta que foi a maior pesquisa, ainda participei da Clinica de Pé e Tornozelo juntamente com os Dr Anish Kadakia e Dr Armen Kelikian. Foram mais de 400 cirurgias, envolvendo Artroplastia Total de Tornozelo ( Prótese de Tornozelo), Fraturas do Tornozelo e Pé, Artroscopias, Reparações Tendineas, Artrodeses, Reparações de Cartilagem, BMC, Células Tronco e Lesões Esportivas. O Northwestern Memorial Hospital é uma das Instituições de Saúde de maior prestigio no meio médico mundial e tive o privilégio de conhecer um pouco do seu funcionamento.



segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Cuide bem do seu Gesso!!!

CUIDADOS BÁSICOS EM CASA:

 




o BANHO:
• Durante o banho o local do gesso deve ser protegido com um saco plástico, já que ele não deve ser molhado.

o REPOUSO:
• Imobilização para perna: quando estiver deitado, mantenha a perna sobre um travesseiro, de forma que o pé fique mais alto que o restante do corpo; quando estiver sentado, mantenha a perna sobre uma cadeira ou banco. Mova os dedos várias vezes ao dia.
• Imobilização para o braço: quando estiver deitado, mantenha o braço sobre um travesseiro, de forma que a mão fique mais alta que o restante do corpo; quando estiver em pé, mantenha o braço na tipoia com os dedos acima do cotovelo. Mova os dedos várias vezes ao dia.

o ALIMENTAÇÃO:
• Deve ser a mesma que você estava habituado a fazer uso antes da internação.

o CRIANÇAS:
• Em caso de crianças, tome cuidado para que ela NÃO introduza brinquedos, alimentos ou outros pequenos objetos no gesso.

ATENÇÃO:
Sua imobilização pode demorar de 1 a 3 dias para secar completamente!
Evite coçar por dentro da imobilização com uso de objetos ponte agudos (caneta, lápis, régua, agulha...), pois eles podem causar lesões de pele com complicações sérias;Procure movimentar os dedos várias vezes ao dia;Observe sempre os dedos no local do gesso e na presença de quaisquer destes sinais abaixo procure IMEDIATAMENTE o pronto-socorro:
  -Piora importante da dor ou do inchaço dos dedos;
  -Dedo começar a ficar arroxeado, pálido ou frio;
  -Formigamento local ou perda de sensibilidade nos dedos;
  -Sensação de gesso muito apertado.


- CONSIDERAÇÕES FINAIS:

o Sempre que retornar às consultas médicas, NÃO esqueça de trazer todos os seus exames (radiografias, tomografias, ressonância magnética, exames laboratoriais...);
o Cuide bem de sua imobilização e NUNCA deixe de comparecer aos retornos agendados;
o O procedimento de retirada do gesso apesar de barulhento NÃO causa dor;
o Após a retirada do gesso, você verá que a pele no local ficará mais frágil. Isto é passageiro e o uso de hidratante diário é recomendado.

(Fonte: Cartilha de “Orientações a pacientes que fazem uso de gesso ou goteira gessada”. Instituto de Ortopedia e Traumatologia - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)